Economia

IGP-M tem queda de 0,04% na 2ª prévia de maio, diz FGV

Índice passa por deflação dos preços no atacado


	Preços: o IPA caiu 0,45% na segunda prévia de maio, segundo a FGV
 (Getty Images)

Preços: o IPA caiu 0,45% na segunda prévia de maio, segundo a FGV (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 08h36.

São Paulo - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve variação negativa de 0,04 por cento na segunda prévia de maio, ante alta de 0,83 por cento no mesmo período de abril, em meio à deflação dos preços no atacado.

Segundos os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, caiu 0,45 por cento na segunda prévia de maio, ante avanço de 0,91 por cento em igual período de abril.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no índice geral, desacelerou a alta para 0,66 por cento, contra 0,76 por cento visto no mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 1,06 por cento na segunda apuração de maio, ante 0,47 por cento no mesmo período de abril. O INCC responde por 10 por cento do IGP.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. A segunda prévia do IGP-M calcula as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPreçoseconomia-brasileiraEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-M

Mais de Economia

Sindicalização cresce pela 1ª vez em uma década e atinge 8,9%

2026 terá avanço da IA, inflação alta e mundo fragmentado, prevê J.P. Morgan

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF