Economia

Lula: usinas em Rondônia geram 25 mil empregos

A usina de Jirau terá capacidade para produzir 3,3 mil megawatts de energia a partir de 2012 e a de Santo Antônio, 3,2 mil megawatts, em 2015

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "estamos qualificando uma mão de obra [no setor de energia] que não existia mais no Brasil" (.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "estamos qualificando uma mão de obra [no setor de energia] que não existia mais no Brasil" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Após visitar as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, em Rondônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que ambas as obras geram 25 mil empregos para o país. No programa semanal Café com o Presidente, ele disse ainda que é possível que a produção de energia comece ainda em 2011.

"Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas pra trabalhar nessas empresas. Portanto, estamos qualificando uma mão de obra que não existia mais no Brasil, porque o Brasil tinha deixado de investir em grandes projetos de infraestrutura, sobretudo, na questão energética", afirmou.

Lula lembrou que poucos países no mundo têm o potencial brasileiro para produzir energia elétrica a partir da água. Segundo ele, problemas de ordem ambiental relacionados às comunidades que vivem nos locais das obras foram "resolvidos da melhor forma possível".

"Temos consciência de que é preciso produzir energia limpa, de que é preciso preservar o meio ambiente. E temos mais consciência ainda de que é necessário cuidar para que a comunidade, sejam trabalhadores, pequenos proprietários, indígenas, possa viver dignamente, sem sere prejudicada pela hidrelétrica", disse.

A Usina de Jirau terá capacidade de produção de 3.300 megawatts, suficiente para abastecer 10 milhões de casas. A previsão é que a hidrelétrica comece a operar em 2012. Já a Usina de Santo Antônio tem potência instalada de aproximadamente 3.200 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências. Estima-se que esteja em pleno funcionamento em novembro de 2015. As informações são do Ministério de Minas e Energia.

Leia mais notícias sobre energia

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEmpregosLuiz Inácio Lula da SilvaUsinasNível de emprego

Mais de Economia

Sindicalização cresce pela 1ª vez em uma década e atinge 8,9%

2026 terá avanço da IA, inflação alta e mundo fragmentado, prevê J.P. Morgan

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF