Economia

Lula recebe documento com sugestões de crescimento econômico sustentável

Brasília - O documento Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento será apresentado hoje (17), em Brasília, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O objetivo é propor medidas que visam a assegurar o ritmo sustentado de crescimento da economia nos próximos anos. Durante o encontro, o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O documento Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento será apresentado hoje (17), em Brasília, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O objetivo é propor medidas que visam a assegurar o ritmo sustentado de crescimento da economia nos próximos anos.

Durante o encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falará sobre o Brasil e as perspectivas para o crescimento. Entre as estratégias para o desenvolvimento do país neste momento, o conselho aponta a consolidação do processo de expansão "equânime" do emprego e da renda, fortalecendo o mercado interno ancorado em formas de produção, de consumo de massa e de distribuição sustentáveis.

Segundo o documento, "os avanços deste novo ciclo de desenvolvimento dependem da educação, da transição para a economia do conhecimento e da sustentabilidade, da força da indústria, do comércio e do vasto potencial da agricultura, impulsionados pela infraestrutura adequada, pela inclusão produtiva e pelas políticas sociais". Para isso, o Estado deve estar voltado para atender às necessidades da população pelo desenvolvimento econômico, social, político, ambiental e cultural.

O documento destaca ainda que a educação é "o eixo prioritário e estruturante, na medida em que é articulador de políticas públicas pró-equidade, o grande vetor para libertar os potenciais de criatividade e inovação e de produção nacionais e elemento viabilizador da construção cultural para um novo padrão de convivência na sociedade e de interação com o meio ambiente".

O CDES é coordenado pelo presidente da República e formado por trabalhadores, empresários, movimentos sociais, governo e lideranças expressivas de diversos setores.

Leia mais notícias sobre desenvolvimento econômico

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSustentabilidade

Mais de Economia

Tebet avalia que café e carne devem ficar de fora do tarifaço de Trump 'por interesse deles'

Comissão do Senado aprova projeto que amplia isenção de IR para quem ganha até dois salários

Após tarifaço, déficit comercial dos EUA cai em junho com a queda das importações

Em meio ao tarifaço dos EUA, Haddad diz que governo dará atenção especial a setores vulneráveis