Economia

Lula recebe documento com sugestões de crescimento econômico sustentável

Brasília - O documento Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento será apresentado hoje (17), em Brasília, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O objetivo é propor medidas que visam a assegurar o ritmo sustentado de crescimento da economia nos próximos anos. Durante o encontro, o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O documento Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento será apresentado hoje (17), em Brasília, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O objetivo é propor medidas que visam a assegurar o ritmo sustentado de crescimento da economia nos próximos anos.

Durante o encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falará sobre o Brasil e as perspectivas para o crescimento. Entre as estratégias para o desenvolvimento do país neste momento, o conselho aponta a consolidação do processo de expansão "equânime" do emprego e da renda, fortalecendo o mercado interno ancorado em formas de produção, de consumo de massa e de distribuição sustentáveis.

Segundo o documento, "os avanços deste novo ciclo de desenvolvimento dependem da educação, da transição para a economia do conhecimento e da sustentabilidade, da força da indústria, do comércio e do vasto potencial da agricultura, impulsionados pela infraestrutura adequada, pela inclusão produtiva e pelas políticas sociais". Para isso, o Estado deve estar voltado para atender às necessidades da população pelo desenvolvimento econômico, social, político, ambiental e cultural.

O documento destaca ainda que a educação é "o eixo prioritário e estruturante, na medida em que é articulador de políticas públicas pró-equidade, o grande vetor para libertar os potenciais de criatividade e inovação e de produção nacionais e elemento viabilizador da construção cultural para um novo padrão de convivência na sociedade e de interação com o meio ambiente".

O CDES é coordenado pelo presidente da República e formado por trabalhadores, empresários, movimentos sociais, governo e lideranças expressivas de diversos setores.

Leia mais notícias sobre desenvolvimento econômico

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSustentabilidade

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs