Economia

Lula quer ampliação do comércio com Irã

Brasília/Moscou - A pauta de negociações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, vai além do programa nuclear do Irã. A ideia é que Lula desembarque em Teerã, no sábado (15), com uma ampla proposta para aumentar em pelo menos três vezes o comércio bilateral. Lula chega ao Irã acompanhado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília/Moscou - A pauta de negociações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, vai além do programa nuclear do Irã. A ideia é que Lula desembarque em Teerã, no sábado (15), com uma ampla proposta para aumentar em pelo menos três vezes o comércio bilateral. Lula chega ao Irã acompanhado por empresários de vários setores, ministros e assessores especiais.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, Norton de Andrade Rapesta, afirmou que foi preparada uma espécie de cartilha, em farsi - o idioma falado pelos iranianos - sobre o perfil das exportações brasileiras. Nela, há detalhes sobre os produtos brasileiros e a pauta do Brasil.

Segundo Rapesta, há um interesse dos iranianos pelos produtos alimentícios, especialmente os agrícolas. Mas ele ressaltou que é necessário fornecer mais informações sobre a pauta de exportações do Brasil. Para ele, o Irã pode exportar para o Brasil conhecimento na área da indústria petroquímica, tapetes, temperos e pistache, entre outros.

No mês passado, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, foi ao Irã com uma comitiva de 86 empresários. Foram realizadas várias reuniões e apresentadas propostas nos mais diversos setores: construção civil, móveis, geradores de energia, alimentos, produtos de limpeza e outros.

Lula chegou hoje (13), por volta das 11h de Brasília (18h de Moscou), à capital da Rússia, onde fica até amanhã. Depois, segue para o Catar, onde permanecerá por apenas um dia, e em seguida, viaja ao Irã, para uma visita de cerca de 48 horas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresáriosIrã - PaísLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Consignado privado lançado pelo governo tem impacto menor do que esperado, informa BC

Ata do Copom reforça mensagem de que Selic ficará inalterada em 15% ao o início de 2026

Argentina recebe desembolso do FMI no valor de US$ 2 bilhões

Haddad e o tarifaço: 'Café e carne podem ser redirecionados; há setores que inspiram grande cuidado'