Economia

Lula pede pressão a Campos Neto em encontro com governadores para taxa básica de juro

Presidente também avaliou que uma das propriedades de bancos públicos como BNDES e Caixa Econômica Federal deve ser a garantia de empréstimos para estados e municípios

Pedido aconteceu em cerimônia sobre o financiamento dos bancos públicos para investimentos nos estados (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Pedido aconteceu em cerimônia sobre o financiamento dos bancos públicos para investimentos nos estados (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 15h08.

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 às 15h17.

Em encontro com governadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira um movimento de pressão ao chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, para a aceleração da queda da taxa básica de juro, que está em 12,25%.

"Nós temos de mexer com o coração do presidente do Banco Central, ‘reduz um pouco o juro, que as pessoas estão querendo tomar dinheiro emprestado’. Os governadores podem ajudar, fazer pressão", disse, em cerimônia sobre o financiamento dos Bancos Públicos para investimentos nos estados.

No evento, o presidente também avaliou que uma das propriedades de bancos públicos como BNDES e Caixa Econômica Federal deve ser a garantia de empréstimos para estados e municípios, e patrocinar investimentos nos entes federativos.

Acompanhe tudo sobre:Roberto Campos NetoLuiz Inácio Lula da SilvaBanco Central

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês