Economia

Lula participa de inauguração de complexo siderúrgico no Rio

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (18) da inauguração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o maior complexo siderúrgico da América Latina, no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O empreendimento é resultado de uma parceria entre a empresa alemã ThyssenKrupp, com 73,13% de participação, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (18) da inauguração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o maior complexo siderúrgico da América Latina, no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O empreendimento é resultado de uma parceria entre a empresa alemã ThyssenKrupp, com 73,13% de participação, e o grupo brasileiro Vale, com 26,87%, responsável pelo fornecimento do minério de ferro.

A inauguração está marcada para as 10h. Segundo informações da empresa, a CSA é o maior investimento privado realizado no Brasil nos últimos 15 anos, totalizando US$ 8,2 bilhões. Serão produzidas 5 milhões de toneladas de chapas de aço por ano, o que aumentará as exportações de aço do país em 40%. Do total, 60% serão vendidos para os Estados Unidos e 40% para a Alemanha.

O complexo ocupa área de nove quilômetros quadrados, o equivalente a duas vezes a área do bairro de Copacabana, formado ainda por um porto com dois terminais: um para receber carvão mineral e outro para exportar a produção. Durante a construção, foram gerados 30 mil empregos diretos. Na fase de operação, serão empregados 3,5 mil trabalhadores.

Leia mais notícias sobre o presidente Lula

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasSiderurgia e metalurgiaValeMineraçãoRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisIndústriaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Ministério da Fazenda reduz estimativas para PIB e inflação em 2025

PIB do Brasil deve crescer 2,1% em 2025, prevê Moody's

Congresso cria calendário para votação de vetos e do Orçamento de 2026

Senado aprova PL que proíbe descontos de sindicatos em aposentadorias do INSS