Economia

Lula e José Mujica se reunirão para discutir projetos comuns

Reunião marcada para o final do mês inclui temas como a integração ferroviária, a interconexão elétrica e a cooperação científica e tecnológica

Presidente do Uruguai, José Mujica, se reunirá com Lula para discutir projetos comuns em Santana do Livramento, na fronteira entre Brasi le Uruguai (HO/AFP)

Presidente do Uruguai, José Mujica, se reunirá com Lula para discutir projetos comuns em Santana do Livramento, na fronteira entre Brasi le Uruguai (HO/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h07.

Montevidéu - O presidente uruguaio José Mujica se reunirá com seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em 30 de julho na cidade de Santana do Livramento, na fronteira entre os dois países, para analisar o avanço de projetos comuns, confirmou à AFP a embaixada brasileira em Montevidéu.

Entre os temas a serem abordados pelos presidente estão a integração ferroviária, a interconexão elétrica, a cooperação científica e tecnológica e um projeto de construção de uma ponta de águas profundas em La Paloma, no litoral atlântico de Rocha, departamento na fronteira com o Brasil, no sudeste do Uruguai.

Trata-se do quarto encontro dos presidentes este ano. O primeiro foi em 1o. de março, em Montevidéu, por ocasião a posse de Mujica, seguido de uma reunião em Brasília no dia 30 daquele mês, quando foram assinados acordos bilaterais.

Em 4 de maio, Lula retribuiu a visita e se reuniu com seu colega uruguaio em Montevidéu. Na ocasião, Mujica afirmou que o Uruguai quer se associar ao Brasil, que é seu principal cliente e a décima economia do mundo.

O principal destino dos bens uruguaios é o Brasil, onde, no primeiro semestre desse ano, colocou 19,15% do total das vendas ao exterior medidas em dólares, segundo cifras da União de Exportadores do Uruguai.

O encontro de 30 de julho será prévio à cúpula do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela em processo de adesão, um bloco com 270 milhões de habitantes), prevista para os primeiros dias de agosto na cidade argentina de San Juan.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEletricidadeEnergiaFerroviasJosé MujicaPetróleoSetor de transporteTransportesUruguai

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'