Economia

Luis de Guindos: Espanha "não precisa de plano de resgate"

"A Espanha é uma economia competitiva e viável", disse De Guindos durante um discurso na London School of Economics (LSE)

O ministro de Economia espanhol, Luis de Guindos, fala com estudantes: "Vamos fazer o que acharmos correto", disse (©AFP / Leon Neal)

O ministro de Economia espanhol, Luis de Guindos, fala com estudantes: "Vamos fazer o que acharmos correto", disse (©AFP / Leon Neal)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 16h56.

Londres - A Espanha "não precisa de um plano de resgate", afirmou nesta quinta-feira em Londres o ministro de Economia espanhol, Luis de Guindos, em um momento no qual os mercados esperam que a quarta economia da Zona Euro solicite um plano de ajuda.

"A Espanha é uma economia competitiva e viável", disse De Guindos durante um discurso na London School of Economics (LSE).

O ministro explicou que o que o país possui é uma proposta de intervenção no mercado secundário (da dívida soberana) com certas condições", referindo-se a uma recente proposta do Banco Central Europeu (BCE) sobre a possibilidade de comprar dívida dos países mais frágeis da Zona Euro nesse mercado.

De Guindos também negou que o governo está levando em consideração as eleições autônomas que serão celebradas na Espanha em outubro e novembro em suas decisões.

"Vamos fazer o que acharmos correto", disse.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, por sua vez, afirmou na terça-feira que o resgate da economia espanhola não é iminente, apesar da pressão dos mercados e de alguns de seus sócios europeus.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaEspanha

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas