Economia

Ranking de aéreas mais pontuais do mundo em 2024 tem Latam e Azul no topo; veja quem lidera

Ranking de consultoria analisou dados de aterrissagem ao longo do último ano; três empresas latino-americanas estão entre as dez melhores

Avião da Latam no Aeroporto de Congonhas (Germano Lüders/Exame)

Avião da Latam no Aeroporto de Congonhas (Germano Lüders/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de janeiro de 2025 às 13h14.

Última atualização em 2 de janeiro de 2025 às 13h14.

Se os atrasos aéreos registrados durante as festas de fim de ano deixaram você preocupado com o próximo voo, a lista anual de pontualidade de 2024 da Cirium, consultoria de dados do setor aéreo, poderá ajudá-lo a planejar a próxima viagem.

O ranking, que conta com a Latam e a Azul entre as dez mais bem posicionadas do mundo, foi divulgado nesta quinta-feira, 2.

A empresa de análises de aviação avalia mais de 25 milhões de dados de mais de 600 fontes diariamente para determinar se as companhias aéreas cumprem seus horários programados.

Um voo é considerado pontual se aterrissar dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário previsto. Somente operadoras que atendem a critérios de tamanho operacional e diversidade regional são elegíveis para o ranking global.

Após analisar os dados acumulados ao longo de 2024, a companhia mais pontual do ano, com 86,7% dos voos chegando no horário, foi a Aeromexico.

Para a companhia baseada na Cidade do México, esse número representa uma melhoria de 9% em relação ao ano anterior: "uma ascensão astronômica", descreveu a Cirium em uma coletiva de imprensa.

O reconhecimento encerra uma história de reviravolta iniciada em 2022, quando o Grupo Aeromexico saiu da falência. Desde então, a empresa tem investido "incansavelmente" em atualizações tecnológicas para melhorar sua pontualidade e aumentar os lucros, afirma Mike Malik, diretor de marketing da Cirium.

Em meio ao crescimento, a Aeromexico solicitou uma oferta pública inicial (IPO) nos EUA em maio de 2024, com o objetivo de levantar até US$ 500 milhões.

Em segundo lugar no ranking está a Saudi Arabian Airlines (conhecida como Saudia), com 86,35% de pontualidade. A americana Delta Air Lines ficou em terceiro, com 83,46%, apesar de um problema no software CrowdStrike, que causou uma paralisação global em julho. A recuperação da Delta foi mais lenta do que a de seus concorrentes, resultando no cancelamento de aproximadamente 7.000 voos nos dias subsequentes.

“Os números de pontualidade são medidos ao longo de 365 dias, e não pelos cinco dias em que uma companhia enfrentou problemas específicos,” explicou Malik, acrescentando que a pontualidade da Delta chegou a 91% em agosto.

Em geral, a notícia é positiva para os passageiros dos EUA, com o desempenho das companhias aéreas se mantendo estável ou melhorando. Depois da Delta, a United Airlines ficou em segundo lugar entre as companhias domésticas e em décimo no ranking global, com 80,93% de voos pontuais. A Cirium aponta que a United continua melhorando sua pontualidade a uma taxa de 1% a 2% ao ano, podendo superar a Delta nos próximos anos.

A Alaska Airlines foi uma das poucas companhias dos EUA que apresentou queda. Sua pontualidade caiu 3 pontos percentuais, para 79,25%, reduzindo sua classificação de segundo para terceiro lugar entre as domésticas. A Southwest Airlines ficou em quarto, superando desafios enfrentados em 2023, com 77,77% de voos pontuais. A American Airlines manteve números praticamente estáveis, ocupando a quarta posição.

Para os viajantes que planejam voar para a Ásia em 2025, as companhias mais pontuais são: Japan Airlines, All Nippon Airways e Singapore Airlines, nessa ordem. Na Europa, a espanhola Iberia Express e sua matriz, Iberia, ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

A Avianca, que também passou por falência em 2020, assim como a Aeromexico, figurou entre as 10 melhores, consolidando 2024 como um ano de retomadas para muitas companhias.

Confira a lista das 10 companhias aéreas mais pontuais

  • Aeromexico: 86,70% de pontualidade
  • Saudi Arabian Airlines (Saudia): 86,35%
  • Delta Air Lines: 83,46%
  • Latam Airlines: 82,89%
  • Qatar Airways: 82,83%
  • Azul Airlines: 82,42%
  • Avianca: 81,80%
  • Iberia: 81,58%
  • Scandinavian Airlines: 81,4%
  • United Airlines: 80,93%
Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAzulLatam

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado