Economia

Leilões de apoio ao comércio de grãos devem ser autorizados em breve

Brasília – A portaria interministerial que autorizará os leilões para apoio aos produtores de arroz, feijão e milho, deve sair nós próximos dias. Segundo o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, as divergências técnicas e políticas foram resolvidas há uma semana e o documento já está recebendo as assinaturas dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – A portaria interministerial que autorizará os leilões para apoio aos produtores de arroz, feijão e milho, deve sair nós próximos dias. Segundo o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, as divergências técnicas e políticas foram resolvidas há uma semana e o documento já está recebendo as assinaturas dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega.

Em relação ao acordo feito entre os ministérios da Agricultura e da Fazenda para o que seria exigido nas operações, Bittencourt disse que os beneficiários terão que apresentar à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os nomes de todos os envolvidos no processo com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a região e a quantidade recebida. Depois, esses dados serão cruzados.

“Estamos querendo ter melhores instrumentos para pensar a política de garantia de preços. Com essa mudança, teremos qual a região está sendo beneficiada, com quanto o produtor está sendo beneficiado e se os dados apresentados batem com a produção”, afirmou.

Segundo Bittencourt, essas informações já existem, mas, ao serem apresentadas de uma forma mais organizada isso permitirá um “melhor olhar para a subvenção pública”. A medida também pode ajudar a evitar fraudes.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAgronegócioLeilõesAgropecuáriaGoverno

Mais de Economia

Lula diz que projeto que amplia isenção do IR 'corrige grande injustiça'

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto