Economia

Leilões de apoio ao comércio de grãos devem ser autorizados em breve

Brasília – A portaria interministerial que autorizará os leilões para apoio aos produtores de arroz, feijão e milho, deve sair nós próximos dias. Segundo o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, as divergências técnicas e políticas foram resolvidas há uma semana e o documento já está recebendo as assinaturas dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – A portaria interministerial que autorizará os leilões para apoio aos produtores de arroz, feijão e milho, deve sair nós próximos dias. Segundo o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, as divergências técnicas e políticas foram resolvidas há uma semana e o documento já está recebendo as assinaturas dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega.

Em relação ao acordo feito entre os ministérios da Agricultura e da Fazenda para o que seria exigido nas operações, Bittencourt disse que os beneficiários terão que apresentar à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os nomes de todos os envolvidos no processo com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a região e a quantidade recebida. Depois, esses dados serão cruzados.

“Estamos querendo ter melhores instrumentos para pensar a política de garantia de preços. Com essa mudança, teremos qual a região está sendo beneficiada, com quanto o produtor está sendo beneficiado e se os dados apresentados batem com a produção”, afirmou.

Segundo Bittencourt, essas informações já existem, mas, ao serem apresentadas de uma forma mais organizada isso permitirá um “melhor olhar para a subvenção pública”. A medida também pode ajudar a evitar fraudes.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaGovernoLeilõesTrigo

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos