Economia

Leilão da linha de transmissão de Belo Monte fica para 2014

Expectativa que vinha sendo mencionada pelo governo anteriormente era de que a licitação ocorresse no fim deste ano


	Usina hidrelétrica: concessão da hidrelétrica São Manoel, no rio Teles Pires, deve ser licitada no leilão A-5 marcado para dezembro
 (Santo Antonio/Divulgação)

Usina hidrelétrica: concessão da hidrelétrica São Manoel, no rio Teles Pires, deve ser licitada no leilão A-5 marcado para dezembro (Santo Antonio/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 13h28.

Rio de Janeiro - O leilão do sistema de transmissão principal da hidrelétrica Belo Monte deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2014, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que garantiu que o empreendimento entrará em operação dentro do prazo estimado.

A expectativa que vinha sendo mencionada pelo governo anteriormente era de que a licitação do projeto de transmissão que interligará a hidrelétrica do rio Xingu, no Pará, ao sistema nacional ocorresse no fim deste ano.

"(O leilão) do linhão de Belo Monte deve ser no início do ano que vem e está garantido que vai dar tempo de entrar (em operação) em janeiro de 2018, que é o prazo que a gente precisa... Eu acho que vai ser logo no primeiro trimestre, a expectativa é que seja no início do primeiro trimestre", disse Tolmasquim a jornalistas nesta segunda-feira, durante evento do Grupo de Economia da Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEE/UFRJ).

Tolmasquim também reafirmou que a concessão da hidrelétrica São Manoel, no rio Teles Pires, deve ser licitada no leilão A-5 marcado para dezembro. O processo de licenciamento ambiental da usina chegou a ser paralisado pela justiça mas já foi retomado.

"São Manoel, nós fizemos audiências públicas, foram muito boas, está tudo caminhando para ocorrer o leilão, sim. As audiências, que eram um processo mais complicado, foram feitas com sucesso. Portanto acho que vai ser em dezembro", disse.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaGeração de energiaHidrelétricasInfraestruturaLeilões

Mais de Economia

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados