Economia

LCA eleva projeção do PIB em 2010 de 5,8% para 6,2%

Consultoria coloca viés de alta na política de juros para conter a inflação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2010 às 11h11.

São Paulo - Os números robustos do mercado interno levaram a LCA Consultores a revisar o crescimento da economia brasileira. Para 2010, a projeção subiu de 5,8% para 6,2%; para o ano que vem, passou de 4,2% para 4,5%.

"Os modelos de projeção de inflação da consultoria baseados em curvas de Phillips sugerem que o crescimento do PIB em 2011 deveria se situar mais próximo de 4% do que de 4,5% para garantir a convergência da inflação para o centro da meta no próximo ano", diz a nota divulgada pela LCA.

Neste contexto, a consultoria colocou um viés de alta no cenário de elevação de 2,5 pontos percentuais da Selic, que encerraria o ano em 11,25%. A alternativa a uma elevação maior dos juros seria "um aperto monetário mais concentrado no tempo de modo que o seu impacto contracionista sobre a atividade começasse a se fazer sentir já no 2º semestre de 2010", diz a LCA.

No dia 8 de junho, o IBGE divulgará o PIB do 1º trimestre de 2010. A LCA estima uma alta superior a 8% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representaria uma expansão de 2,3% sobre o 4º trimestre de 2009, com ajustes sazonais.
 

Acompanhe tudo sobre:CopomCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosInflaçãoJurosPIB

Mais de Economia

Câmara aprova urgência para projeto da 'reciprocidade' em resposta ao tarifaço de Trump

Pagamento do 13º de aposentados não será em abril, diz Tebet

Tarifaço de Trump preocupa governo, pode impactar inflação global e elevar desemprego, diz Tebet

Banco Central quer entregar inovações no Pix, diz Galípolo ao comemorar 60 anos da instituição