Colheitas de soja: Lanworth identificou melhoria nas condições das lavouras do Rio Grande do Sul, que mais que compensaram as novas estimativas de perdas em outros Estados (Paulo Fridman/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 19 de março de 2014 às 14h06.
São Paulo - A empresa de previsão de safras Lanworth elevou nesta quarta-feira sua estimativa para a colheita de soja no Brasil na temporada 2013/14 para 87,8 milhões de toneladas, ante 87,7 milhões de toneladas da projeção de duas semanas atrás.
Se for confirmada a previsão, a safra brasileira de soja seria recorde, superando a do ano passado, de 81,5 milhões de toneladas, após um crescimento de plantio na temporada 13/14.
A Lanworth identificou melhoria nas condições das lavouras do Rio Grande do Sul, que mais que compensaram as novas estimativas de perdas em outros Estados.
"Imagens de satélite atualizadas e precipitações abaixo do normal esperada para a próxima semana indicam uma pequena redução de produtividade na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins", disse a empresa.
Em outras regiões, no entanto, novas imagens, clima e observações de campo levaram os analistas a manter ou elevar a estimativa de produção, disse a Lanworth em relatório quinzenal.
"Um baixo peso de grãos ou de vagens parece muito improvável no Rio Grande do Sul, onde a chuva normalizou-se no último mês e observações de campo mostram que as lavouras estão, em sua maioria, livres do estresse hídrico no final da temporada".
A Lanworth também destacou boas produtividades registradas em Mato Grosso, segundo levantamentos recentes do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A Lanworth estimou a colheita de 71,2 milhões de toneladas de milho, alta ante a projeção de 70,6 milhões feita 15 dias atrás, mas bem abaixo do recorde de 2012/13, de 81,5 milhões de toneladas.
A Lanworth é uma marca da Thomson Reuters Commodities Research and Forecasts.