Economia

Lagarde considera ajuda dos BRICs à Europa 'aceitável'

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem uma reunião das potências emergentes na próxima semana para debater uma possível ajuda ao continente europeu

Lagarde, diretora do FMI: "o interesse demonstrado pelos BRICs é uma evolução interessante" (Win McNamee/Getty Images)

Lagarde, diretora do FMI: "o interesse demonstrado pelos BRICs é uma evolução interessante" (Win McNamee/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2012 às 09h10.

Milão - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a francesa Christine Lagarde, considera "aceitável" a possibilidade de que os países emergentes que integram o bloco BRICs ajudem a União Europeia a superar a crise econômica.

Em uma entrevista publicada pelo jornal italiano La Stampa, a dirigente do FMI classificou de "aceitável" a ideia de que os países do grupo - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - estejam dispostos a investir na Europa.

"A decisão de investir na Europa é de sua competência e o FMI não está em desacordo. Para nós, é uma hipótese aceitável", afirmou, ao ser interrogada sobre a proposta do ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, de oferecer seus capitais para salvar a Europa.

"O interesse demonstrado pelos BRICs é uma evolução interessante", ressaltou.

"Caso se limitem a comprar títulos de países que todos consideram seguros, como os alemães ou os ingleses, então não arriscam nada", disse.

"Minha esperança é que, se decidirem intervir neste setor, tenham objetivos mais amplos e não se limitem a adquirir títulos de Estado seguros", acrescentou.

As potências emergentes que integram o bloco BRICs debaterão na próxima semana em Washington uma eventual ajuda à Europa, afetada pela crise da dívida soberana, informou na terça-feira em Brasília o ministro Mantega.

"Os BRICs se reunirão na próxima semana em Washington e vamos discutir como fazer para ajudar a União Europeia a sair desta situação", disse o ministro em uma breve declaração à imprensa, sem dar mais detalhes.

Na quinta-feira, dia 22, está prevista em Washington uma reunião de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais dos BRICs, à margem das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Acompanhe tudo sobre:EuropaBricsCrises em empresasFMI

Mais de Economia

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF

'Impasse do hidrogênio será resolvido em 3 anos', diz presidente de Itaipu

INSS cria norma para devolução dos descontos indevidos para herdeiros