Economia

Lagarde alerta sobre risco de deflação em países ricos

Em um discurso em Washington, Lagarde considerou que o crescimento mundial "ainda emperrado em primeira marcha (...) se reforçará em 2014"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 19h38.

A diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou nesta quarta-feira que os países industrializados apresentam riscos de deflação.

Em um discurso em Washington, Lagarde considerou que o crescimento mundial "ainda emperrado em primeira marcha (...) se reforçará em 2014".

Contudo, nos países industrializados há "riscos crescentes de deflação que poderiam ser desastrosos para a recuperação" das economias, acrescentou.

"Isso significa que os bancos centrais deveriam se voltar a uma política monetária mais convencional apenas quando um crescimento robusto estiver instalado com firmeza", opinou a líder do FMI.

Na zona do euro, onde "o nível elevado de desemprego ainda é preocupante", a política monetária "ainda poderia fazer mais", disse Lagarde.

A diretora do Fundo afirmou que será necessário permanecer vigilante frente aos riscos de volatilidade no mercado financeiro e nos países emergentes.

"A reação à redução das recompras de ativos do Federal Reserve norte-americano (decidida em meados de dezembro) foi tranquila até o momento e isso é uma boa notícia, mas ainda é preciso prever agitações", alertou.

Acompanhe tudo sobre:Christine LagardeCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEconomistasFMIPreços

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'