Economia

Juncker: relatório de credores sobre Grécia é positivo

O Parlamento grego adotou no domingo o orçamento para 2013, que inclui uma economia de 9,4 bilhões de euros, reivindicado pela UE e pelo FMI

Jean-Claude Juncker: o Parlamento grego adotou no domingo o orçamento para 2013, que inclui uma economia de 9,4 bilhões de euros (©AFP / Bertrand Langlois)

Jean-Claude Juncker: o Parlamento grego adotou no domingo o orçamento para 2013, que inclui uma economia de 9,4 bilhões de euros (©AFP / Bertrand Langlois)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 10h37.

Bruxelas - O relatório do trio de credores da Grécia (UE, FMI e BCE), que será analiado nesta segunda-feira, em Bruxelas, é positivo, considerou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, que elogiou o fato de o país ter cumprido com suas promessas.

"O relatório que recebemos na noite de domingo é positivo", afirmou. "Mas precisamos de alguns esclarecimentos principalmente no que diz respeito à sustentabilidade da dívida grega e como fará o país para se autofinanciar, e isso é o que faremos" durante a reunião de ministros das Finanças nesta segunda-feira, em Bruxelas, acrescentou.

O Parlamento grego adotou no domingo o orçamento para 2013, que inclui uma economia de 9,4 bilhões de euros, reivindicado pela UE e pelo FMI.

Mais de 150 dos 300 deputados apoiaram o projeto de orçamento, incluindo os legisladores dos três partidos da coalizão governamental que inclui a direita, os socialistas e a esquerda democrática, cumprindo assim uma etapa considerada necessária para continuar recebendo os empréstimos outorgados à Grécia pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

Durante o debate que antecedeu a votação, o ministro das Finanças, Yannis Sturnaras, disse que a aprovação do orçamento garante a entrega dos fundos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCrise econômicaUnião EuropeiaBCEFMI

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE