Economia

Jobim indica nomes para três diretorias da Anac

Brasíia - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, encaminhou ao Planalto os nomes para ocupar as três vagas abertas na diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os indicados são Carlos Eduardo Pellegrino (Operações de Aeronaves), Silvio Holanda (Infraestrutura Aeroportuária) e Rubens Vieira (Regulação Econômica).   Marcelo Guaranys, cujo mandato na diretoria de Regulação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasíia - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, encaminhou ao Planalto os nomes para ocupar as três vagas abertas na diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os indicados são Carlos Eduardo Pellegrino (Operações de Aeronaves), Silvio Holanda (Infraestrutura Aeroportuária) e Rubens Vieira (Regulação Econômica).

Marcelo Guaranys, cujo mandato na diretoria de Regulação Econômica venceu hoje, foi convidado por Jobim para assumir a Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Defesa, já que o brigadeiro Jorge Godinho, que ocupa o cargo, retornará à Aeronáutica para não precisar ir para a reserva, pois está completando dois anos em função que não é militar. Também hoje venceu o mandato de Alexandre Barros à frente da diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Anac.

Com o fim desses dois mandatos, três das cinco diretorias da Agência ficam vagas, o que impede a realização de votações no órgão. A diretoria de Operações de Aeronaves já estava vaga desde agosto, quando Ronaldo Seroa da Mota deixou a agência. Carlos Eduardo Pellegrino, que está sendo indicado para seu lugar, atualmente é superintendente de Segurança Operacional da própria Anac. Pelegrino é coronel da reserva da Aeronáutica, muito ligado à presidente da Agência, Solange Vieira. Silvio Holanda, indicado para a diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, é assessor de Solange.

O indicado para a diretoria de Regulação Econômica, Rubens Vieira, é o atual corregedor da Anac e tem um forte padrinho: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tem uma ligação antiga.

Em dezembro, seu irmão, Paulo Rodrigues Vieira, chegou a ser indicado para a Agência Nacional de Águas (ANA), mas acabou sendo rejeitado pelo Senado por um voto. Na época, senadores teriam sido influenciados pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que não queria Paulo Vieira no cargo. Seu irmão, Rubens Vieira, não enfrentará este problema com a indicação para a Anac porque já trabalha com a presidente do órgão, Solange Vieira.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoGovernoSetor de transporteTransportes

Mais de Economia

Explosões em Brasília elevam incertezas sobre pacote fiscal e sobre avanço de projetos no Congresso

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20