Economia

Japão suspende importações de carne de fábricas da "Carne Fraca"

A embaixada do Japão anunciou em nota a decisão de suspender as importações dos 21 estabelecimentos investigados até novas notificações

Operação Carne Fraca: de acordo com a pasta, a informação até o momento é de que o Japão apenas pediu esclarecimentos ao governo brasileiro sobre o assunto (Ricardo Moraes/Reuters)

Operação Carne Fraca: de acordo com a pasta, a informação até o momento é de que o Japão apenas pediu esclarecimentos ao governo brasileiro sobre o assunto (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 21 de março de 2017 às 18h51.

Última atualização em 21 de março de 2017 às 19h14.

A embaixada do Japão no Brasil informou hoje (21) que o país interrompeu a importação de carne produzida nos 21 frigoríficos que são alvo da Operação Carne Fraca, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal (PF).

A suspensão vale "até novas notificações" e inclui tanto o comércio de frango quanto de "outros produtos" com origem nas unidades investigadas.

A operação da PF apura o envolvimento de frigoríficos em um esquema criminoso que subornava fiscais federais para que fosse autorizada a comercialização de produtos que já estavam em condições impróprias para consumo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 18 estabelecimentos são do Paraná, dois de Goiás e um de Santa Catarina, pertencentes a grandes empresas como a JBS e a BRF.

Exportação

Até o fim da noite, o ministério deve divulgar um balanço do total de países que adotaram medidas semelhantes.

De acordo com a pasta, a informação até o momento é de que o Japão apenas pediu esclarecimentos ao governo brasileiro sobre o assunto.

A China também suspendeu temporariamente a entrada de carne brasileira no país.

Ontem, a Coreia do Sul também havia decidido interromper a importação dos produtos brasileiros por conta das denúncias, mas hoje voltou atrás e revogou a suspensão.

Acompanhe tudo sobre:ImportaçõesJapãoOperação Carne Fraca

Mais de Economia

Pacheco afirma que corte de gastos será discutido logo após Reforma Tributária

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética