Japão: a confiança da indústria manufatureira no Japão também registrou o nível máximo em 11 anos (Tomohiro Ohsumi/Getty Images)
AFP
Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 06h42.
O Japão registrou no mês passado a menor taxa de desemprego desde novembro de 1993, de acordo com os dados oficiais, que representam outro indício de que a terceira maior economia do mundo está no caminho da recuperação, que acontece de modo lento.
Os números do governo mostram que o desemprego ficou em 2,7% em novembro, enquanto a relação entre empregos disponíveis e postulantes melhorou levemente em ritmo anual, a 156 por cada 100 demandas, o melhor resultado em quase 44 anos.
Além disso, o país acumula sete trimestres consecutivos de alta, a série mais prolongada em 16 anos, ajudada pelo estímulo dos Jogos Olímpicos de 2020.
A confiança da indústria manufatureira no Japão também registrou o nível máximo em 11 anos, segundo uma pesquisa do Banco Central.
O gasto dos consumidores, no entanto, segue lento e a deflação é um fantasma que ameaça a economia.
Apesar de uma política monetária expansiva aplicada há vários anos, o Japão não conseguiu acabar de forma duradoura com a deflação.