EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h44.
O Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu 1,4% no primeiro trimestre, estimulado pelas exportações e pelo aumento do consumo doméstico. O resultado indica uma taxa anualizada de expansão da economia de 5,6% para este ano, superando as expectativas do mercado, que estimava um índice anualizado de 3,6%.O desempenho, porém, ficou abaixo dos 6,9% anualizados com que o país encerrou o quarto trimestre de 2003.
Conforme o jornal Financial Times, o crescimento de 1,4% do período foi composto por 0,3 ponto percentual das exportações; 0,4 ponto percentual de investimentos privados, e 0,5 ponto do consumo interno. O restante veio da construção civil. O ministro da Economia do Japão, Heizo Takenaka, afirmou que os dados mostram uma desconcentração do crescimento econômico. Antes sustentado pelas empresas instaladas nas grandes cidades, o avanço do PIB também recebe contribuições, agora, de pequenas empresas voltadas para pólos regionais.
Há dúvidas, porém, sobre a capacidade do país de sustentar sua expansão. Os analistas dizem que, caso a economia mundial cresça em ritmo mais lento neste ano, o consumo doméstico poderá ser uma base frágil para o aumento do PIB japonês. Alguns economistas apontam o desaquecimento da economia chinesa, a redução da demanda norte-americana e a queda nos investimentos de empresas japonesas como fatores de preocupação.