Economia

Itamaraty esclarece pedido de asilo para iraniana condenada à morte

Embaixador do Brasil em Teerã transmitiu oficialmente o apelo do país em relação a Sakineh

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2010 às 10h49.

São Paulo - O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota esclarecendo as informações sobre o pedido brasileiro de asilo político para a iraniana Sakineh Ashtianti, condenada à morte no Irã por adultério.

Segundo a nota, o embaixador do Brasil em Teerã, Antonio Salgado, reuniu-se, em 4 de agosto, com o vice-ministro interino para as Américas do Ministério das Relações Exteriores do Irã para transmitir oficialmente o apelo em relação a Sakineh. Na visita, segundo o Itamaraty, também foi tratada oficialmente a oferta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de receber a iraniana no Brasil.

“O Itamaraty considera que a gestão realizada pelo embaixador do Brasil em Teerã constitui, do ponto de vista diplomático, formalização da oferta”, diz o texto, em resposta à afirmação do embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, de que nenhuma oferta formal de asilo político foi feita pelo governo brasileiro em relação ao caso de Sakineh.

“O Itamaraty confia que o apelo, feito com base em considerações puramente humanitárias e no bom relacionamento entre os dois governos e que não visa a interferir na soberania iraniana, receberá a devida atenção das autoridades daquele país”, diz a nota.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGovernoOriente Médio

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi