Economia

Ipea: taxa de desocupação deste ano será próxima à de 2010

Segundo o instituto, a diminuição na taxa de desemprego nos últimos meses reflete o crescimento menor da economia em 2011

O Ipea destaca ainda que o recorde da formalização do emprego em março foi puxado pelo terceiro setor (Jorge Rosenberg/Veja)

O Ipea destaca ainda que o recorde da formalização do emprego em março foi puxado pelo terceiro setor (Jorge Rosenberg/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 14h19.

Rio de Janeiro - O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) avalia que o nível do emprego no país está se acomodando e a taxa de desocupação deve fechar 2011 bem próxima da de 2010 – que foi de 5,7%, segundo o Ipea.

O boletim Conjuntura em Foco, divulgado hoje (15) pelo órgão, avalia que a diminuição da taxa de desemprego nos últimos meses, em relação ao mesmo período do ano passado, reflete o crescimento menor da economia em 2011.

O documento também destaca o avanço da formalização do emprego, que atingiu no último mês de março o nível mais alto desde o início da série em 2002 - puxado, principalmente, pelo terceiro setor.

Por outro lado, o boletim do Ipea comenta a diminuição do crescimento do rendimento médio real habitual em 2011 por causa do aumento da taxa de inflação.

O documento destaca, entretanto, que o salário real cresceu 3,7% de janeiro a abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2010.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosMercado de trabalho

Mais de Economia

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados