Economia

IPCA tenderia a 6% ou 6,5% em 2013, diz Mário Mesquita

No entanto, isso não deve ocorrer porque o Poder Executivo deve utilizar ferramentas para conter essa perspectiva de elevação dos preços ao consumidor


	"O IPCA tenderia a 6% ou 6,5% em 2013, mas o governo utilizará instrumentos", destacou O ex-diretor do Banco Central, Mário Mesquita
 (Divulgação/Banco Central)

"O IPCA tenderia a 6% ou 6,5% em 2013, mas o governo utilizará instrumentos", destacou O ex-diretor do Banco Central, Mário Mesquita (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2012 às 13h33.

São Paulo - O ex-diretor do Banco Central, Mário Mesquita, disse que a inflação tenderia a atingir o teto da meta de 6,5% no próximo ano, mas isso não deve ocorrer porque o Poder Executivo deve utilizar uma série de ferramentas, especialmente fiscais, para conter essa perspectiva de elevação dos preços ao consumidor.

"O IPCA tenderia a 6% ou 6,5% em 2013, mas o governo utilizará instrumentos", destacou. Entre as medidas que a administração Dilma Rousseff poderá empregar, segundo ele, seriam a redução dos preços de energia e dos combustíveis.

Mesquita disse ainda que faz diferença que um acordo político entre o governo reeleito do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes republicanos ocorra até a data limite de 31 de dezembro ou no primeiro trimestre de 2013 para evitar que o país sofra um corte ao redor de US$ 600 bilhões nos gastos públicos, o que está sendo chamado de abismo fiscal.

"Caso uma solução seja definida só em fevereiro, pode faltar tempo de recuperação para a economia do país ao longo de 2013", destacou. "Vale lembrar que a retração da economia sofrida pelo Brasil em 2009 foi provocada basicamente pela queda do PIB no último trimestre de 2008, e mesmo assim o PIB ficou negativo no ano seguinte", destacou.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralEstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoIPCAMercado financeiro

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China