Economia

IPCA supera meta do governo pela terceira vez consecutiva

Conforme era esperado, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2003 ficou acima da meta ajustada fixada pelo governo, de 8,5%. O índice variou 9,3% no ano passado o terceiro consecutivo em que a meta de inflação foi ultrapassada. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.

Conforme era esperado, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2003 ficou acima da meta ajustada fixada pelo governo, de 8,5%. O índice variou 9,3% no ano passado o terceiro consecutivo em que a meta de inflação foi ultrapassada. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14/1).

Nas mais recentes estimativas do governo e do mercado, o IPCA previsto estava em 9,1% (de acordo com relatório do Banco Central de dezembro) e 9,23% (de acordo com o Focus da última semana), respectivamente. No entanto, a variação de 2003 é inferior à verificada em 2002, quando a elevação do índice foi de 12,53%.

Em dezembro, o índice registrou variação de 0,52%, superior à de novembro, de 0,34%, mas inferior à de dezembro de 2002, de 2,1%.

De acordo com o IBGE, as razões para o resultado de 2003 são, principalmente, a boa safra de produtos agrícolas e a menor influência do dólar sobre os preços ao consumidor. Para o resultado do mês de dezembro, contribuíram os aumentos de cigarros, com o principal impacto no índice, e de ônibus urbanos, com tarifas reajustadas em três capitais pesquisadas: Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza.

O IPCA é calculado entre as famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos nas nove maiores regiões metropolitanas do país. Este é o índice usado pelo governo para balizar o regime de metas de inflação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras

Câmara pode votar hoje urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários