Economia

IPC cai para 1,61% em fevereiro, mas ainda fica acima das expectativas

A inflação em São Paulo, medida pelo IPC-Fipe, caiu em fevereiro em relação a janeiro. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas registrou que a inflação ao consumidor caiu para 1,61% em fevereiro, depois de registrar 2,19% no mês anterior. Apesar da queda, o índice continua sendo o mais alto de fevereiro desde o início do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.

A inflação em São Paulo, medida pelo IPC-Fipe, caiu em fevereiro em relação a janeiro. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas registrou que a inflação ao consumidor caiu para 1,61% em fevereiro, depois de registrar 2,19% no mês anterior. Apesar da queda, o índice continua sendo o mais alto de fevereiro desde o início do Real, em 1994. O percentual registrado em fevereiro é superior ao previsto pela própria Fipe (1,5%).

O setor de Transportes teve a maior alta de preços do período, de 4,46%, contra 6,16% em janeiro. O grupo Alimentos subiu 1,86% em fevereiro, comparado com a alta de 1,88%. Após subir 7,87% em janeiro, Educação registrou subida de preços de apenas 0,46%, seguida por Habitação (0,65%) e Vestuário (0,90%). Nenhum grupo do IPC registrou deflação no período.

Em 2002, o IPC encerrou com alta de 9,9%. Se confirmadas as previsões do mercado, a inflação ultrapassará os dois dígitos pela primeira desde 1996, quando foi de 10,04%. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC a cada semana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad diz que isenção do IR deve ir a plenário após reunião de líderes da Câmara e Fazenda

Carne e arroz estão mais baratos, mas até quando vai a queda do preço dos alimentos?

Brasil cria 129,8 mil empregos formais em julho; queda de 32% em relação ao mesmo mês de 2024

‘Vai machucar um pouco’, mas Brasil tem condições para enfrentar tarifaço, diz Haddad