Economia

IPC cai para 1,61% em fevereiro, mas ainda fica acima das expectativas

A inflação em São Paulo, medida pelo IPC-Fipe, caiu em fevereiro em relação a janeiro. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas registrou que a inflação ao consumidor caiu para 1,61% em fevereiro, depois de registrar 2,19% no mês anterior. Apesar da queda, o índice continua sendo o mais alto de fevereiro desde o início do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.

A inflação em São Paulo, medida pelo IPC-Fipe, caiu em fevereiro em relação a janeiro. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas registrou que a inflação ao consumidor caiu para 1,61% em fevereiro, depois de registrar 2,19% no mês anterior. Apesar da queda, o índice continua sendo o mais alto de fevereiro desde o início do Real, em 1994. O percentual registrado em fevereiro é superior ao previsto pela própria Fipe (1,5%).

O setor de Transportes teve a maior alta de preços do período, de 4,46%, contra 6,16% em janeiro. O grupo Alimentos subiu 1,86% em fevereiro, comparado com a alta de 1,88%. Após subir 7,87% em janeiro, Educação registrou subida de preços de apenas 0,46%, seguida por Habitação (0,65%) e Vestuário (0,90%). Nenhum grupo do IPC registrou deflação no período.

Em 2002, o IPC encerrou com alta de 9,9%. Se confirmadas as previsões do mercado, a inflação ultrapassará os dois dígitos pela primeira desde 1996, quando foi de 10,04%. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC a cada semana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo zera contingenciamento após elevar projeção de receita do ano em R$ 27,1 bilhões

Aviação brasileira tem melhor semestre da história com recorde de passageiros em 2025

Governo do Goiás cria linha de crédito para empresas afetadas por tarifaço de Trump

Retaliação do Brasil ao tarifaço de Trump é automática? Entenda como é o processo