Economia

Investimento é insuficiente para manter crescimento, diz Armínio Fraga

Ex-presidente do Banco Central acredita que atual taxa de investimento do país garante apenas a manutenção de um ritmo de crescimento de 4%

Armínio Fraga: taxa de investimento baixa é uma "surpresa negativa" (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Armínio Fraga: taxa de investimento baixa é uma "surpresa negativa" (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2011 às 14h33.

Rio de Janeiro - O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga disse hoje (17) que a taxa de investimento do Brasil, de 18,4%, é insuficiente para alcançar um crescimento econômico de 5%. O economista, que integra o Conselho de Administração da BM&F Bovespa, participou hoje do Fórum Nacional, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O Brasil investiu no ano passado aproximadamente 18,4% do PIB [Produto Interno Bruto]. Essa não é uma taxa de investimento para que nós cheguemos à taxa de crescimento que nós gostaríamos, de 5% ou 6%. Possivelmente, é uma taxa de investimento insuficiente até para preservar os 4% que nós temos tido. Essa talvez tenha sido a maior surpresa negativa no campo econômico nos últimos anos. Essa deficiência de investimento se manifesta hoje com muita clareza, no campo da infraestrura”, disse Fraga.

Segundo o economista, o investimento do Estado brasileiro é muito pequeno. Por isso, o país deveria criar condições para ampliar os investimentos privados. “Já que o Estado não está investindo, seria bom que o setor privado estivesse investindo mais. Esse processo, especialmente na infraestrutura, vem sendo prejudicado por incertezas e fragilidades no nosso ambiente regulatório.”

Fraga também disse que é preciso investir mais em educação no Brasil, em especial, no ensino básico, e focar na eficiência do governo, com atenção para a gestão, a mensuração de resultados e na meritocracia dentro do serviço público.

Acompanhe tudo sobre:grandes-investidoresDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoInvestimentos de empresasEconomistasBanqueirosArmínio FragaGávea Investimentos

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis