Economia

Investimento afeta PIB do Brasil, diz Financial Times

A reportagem do jornal britânico destaca a volatilidade do ritmo da economia nacional e comenta que a atividade pode prejudicar a popularidade do governo Dilma


	Bandeira do Brasil: o PIB teve contração de 0,5% em três meses, a maior queda trimestral em quase cinco anos, conforme destaca o jornal
 (Elza Fiúza/ABr)

Bandeira do Brasil: o PIB teve contração de 0,5% em três meses, a maior queda trimestral em quase cinco anos, conforme destaca o jornal (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 08h02.

Londres - O jornal britânico Financial Times publica na edição desta quarta-feira, 4, texto sobre o fraco desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre. Com o título "Queda do investimento atinge economia brasileira", a reportagem destaca a volatilidade do ritmo da economia nacional e comenta que a atividade ainda pode prejudicar a popularidade do governo Dilma Rousseff.

"A economia do Brasil sofreu a maior queda trimestral em quase cinco anos como resultado da queda do investimento e da fraqueza do setor agrícola", diz o texto, que destaca a volatilidade recente da atividade no País.

"O Produto Interno Bruto teve contração de 0,5% em três meses até setembro na comparação com o segundo trimestre, continuando uma trajetória volátil em que o crescimento acelerou e desacelerou de trimestre para trimestre."

A reportagem lembra que o governo Dilma Rousseff "tem lutado para gerar aumento consistente dos investimentos enquanto tenta reequilibrar a economia, vista como muito dependente dos gastos públicos e do crédito".

O jornal nota ainda que o fraco crescimento ainda pode afetar a popularidade da presidente, "que está se recuperando desde os protestos populares de junho". "Economistas preveem que Dilma Rousseff pode enfrentar desafios se o desemprego aumentar antes das eleições do próximo ano", segundo o jornal.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraEmpresasFinancial TimesJornaisPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa