Economia

INSS vai devolver em maio descontos em aposentadorias em abril

Pasta comandada pelo ministro Carlos Lupi (PDT) busca dar explicações sobre o trabalho feito contra deduções

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de abril de 2025 às 16h29.

Tudo sobreINSS
Saiba mais

O Ministério da Previdência informou, nesta sexta-feira, que os beneficiários do INSS que tiveram descontos indevidos, não autorizados, para entidades sindicais representativas terão a devolução do valor na próxima folha de maio. Segundo o texto, porém, só serão creditados valores descontados no mês de abril.

"A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários – ocorridos antes de abril de 2025 – serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema", afirmou o ministério em nota.

Todos os descontos estão suspensos. A folha de pagamento do INSS é paga entre os últimos dias do mês corrente e início do seguinte.

A nota foi divulgada dois dias após a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrar a operação "Sem Desconto", que investiga fraudes em desconto para entidades sindicais, no total de R$ 6 bilhões. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado e toda a diretoria afastada e exonerada dos cargos.

"Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (maio) e as demais mensalidades foram descontinuadas", diz texto.

Na nota, a pasta comandada pelo ministro Carlos Lupi (PDT) busca dar explicações sobre o trabalho feito no âmbito do INSS, subordinado ao ministério, sobre medidas que foram tomadas ao longo de 2024 para resolver o problema dos descontos indevidos. A pasta cita, por exemplo, ter criado a possibilidade de o beneficiário bloquear e pedir exclusão do desconto associativo pelo aplicativo ou site Meu INSS e pela Central 135.

As autoridades envolvidas nas investigações criticam a falta de iniciativa do INSS para enfrentar o problema de forma efetiva. Esse foi um dos motivos para o afastamento de toda a cúpula do órgão.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSINSS

Mais de Economia

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública

Lula se reúne com ministros no Alvorada para tratar sobre INSS e CPMI

Zanin vota para permitir mais 2 anos de novas adesões a acordo por perdas de planos econômicos

Desemprego sobe em 12 estados do Brasil no primeiro trimestre do ano