Economia

Inflação pelo IGP-M sobe 0,43% na 1ª prévia de maio

A taxa ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam de alta de 0,27% a 0,58%


	O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel
 (Marcos Santos/USP Imagens)

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 08h40.

Rio de Janeiro - A primeira prévia do Índice Geral de Preços ao Mercado de junho acelerou para 0,43%, ante alta de 0,03% em igual prévia do mesmo índice no mês passado, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira, 10.

A taxa ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam de alta de 0,27% a 0,58%, e abaixo da mediana das expectativas em 0,48%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de junho. O IPA-M subiu 0,18% na primeira prévia do índice este mês, em comparação à queda de 0,17% na primeira prévia de maio.

O IPC-M apresentou alta de 0,25% na prévia anunciada nesta segunda-feira, 10, após subir 0,31% na primeira prévia de maio. Já o INCC-M teve elevação de 2,40% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,66% na primeira prévia de maio.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. Até a primeira prévia de junho, o índice acumula aumentos de 1,42% no ano e de 5,97% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de junho foi do dia 21 a 31 de maio.

Acompanhe tudo sobre:PreçosEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosIGP-M

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço