Economia

Inflação no Japão desacelera em novembro e aumenta pressão

Núcleo da inflação anual japonesa ao consumidor desacelerou pelo quarto mês consecutivo em novembro, devido em grande parte à queda nos preços do petróleo


	Economia japonesa: produção industrial caiu inesperadamente e os salários reais marcaram a maior queda em cinco anos
 (Teresa Barraclough/AFP)

Economia japonesa: produção industrial caiu inesperadamente e os salários reais marcaram a maior queda em cinco anos (Teresa Barraclough/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2014 às 07h12.

Tóquio - O núcleo da inflação anual japonesa ao consumidor desacelerou pelo quarto mês consecutivo em novembro, devido em grande parte à queda nos preços do petróleo, destacando os desafios que o banco central enfrenta para alcançar sua meta de inflação de 2 por cento.

Ao mesmo tempo, a produção industrial caiu inesperadamente e os salários reais marcaram a maior queda em cinco anos, ressaltando a fragilidade da recuperação e um golpe para as políticas de estímulo do primeiro-ministro Shinzo Abe destinadas a tirar a economia da estagnação.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui os voláteis preços de alimentos frescos mas inclui derivados de petróleo, subiu 2,7 por cento em novembro sobre o ano anterior, em linha com a previsão do mercado.

Excluindo os efeitos do aumento do imposto de vendas feito em abril, a inflação ao consumidor foi de 0,7 por cento, desacelerando de 0,9 por cento em outubro, muito aquém da meta do Banco do Japão de 2 por cento.

"Enquanto a economia está se recuperando, a queda dos preços do petróleo e da inflação desacelerando forçará o banco central a afrouxar a política ainda mais em algum momento do próximo ano", disse o economista sênior do SMBC Nikko Securities, Hiroshi Watanabe.

A inflação geral ao consumidor do país subiu 2,4 por cento em novembro, na comparação anual, sobre 2,9 por cento antes.

A produção industrial encolheu 0,6 por cento em novembro, após dois meses consecutivos de ganhos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoInflação

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas