Economia

Inflação na OCDE sobe 1,8% em junho

O aumento na taxa anual foi conduzido pela alta dos preços da energia e dos alimentos


	Excluindo os preços dos alimentos e da energia, a taxa de inflação anual da OCDE desacelerou para 1,4% em junho, de 1,5% em maio, em bases anuais
 (Brent Lewin/Bloomberg)

Excluindo os preços dos alimentos e da energia, a taxa de inflação anual da OCDE desacelerou para 1,4% em junho, de 1,5% em maio, em bases anuais (Brent Lewin/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 10h56.

São Paulo - O índice de preços ao consumidor (CPI), medido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu 1,8% em junho, em bases anuais, depois de avançar 1,5% em maio, de acordo com um comunicado publicado no site da instituição.

O aumento na taxa anual foi conduzido pela alta dos preços da energia e dos alimentos. Os preços da energia subiram 3,4% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, na sequência de um avanço de 0,5% em maio.

Os preços dos alimentos tiveram alta de 2,2% em junho, em bases anuais, após aumento de 1,9% em maio. Excluindo os preços dos alimentos e da energia, a taxa de inflação anual da OCDE desacelerou para 1,4% em junho, de 1,5% em maio, em bases anuais.

No Brasil, o CPI subiu 6,7% em junho, em bases anuais, após avançar 6,5% em maio. Na China, o índice teve alta de 2,7%, em bases anuais, maior que o aumento de 2,1% observado no mês anterior. No Japão, a taxa de inflação ficou em 0,2% em junho, depois de deflação de 0,3% em maio.

Nos EUA, o CPI aumentou 1,8% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, depois de subir 1,8% em maio. Na Europa, o CPI subiu 2,1% em junho, em bases anuais, ante 1,8% em maio.

A taxa de inflação da Alemanha ficou em 1,8% em junho, em bases anuais, de 1,5% em maio. Na França, o CPI subiu 0,9% em junho, depois de um alta de 0,8% em maio. O CPI da Itália avançou 1,2% em junho, na sequência de um aumento 1,1% no mês anterior. No Reino Unido, a taxa de inflação ficou em 2,9% em junho, ante 2,7% em maio.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoOCDEPreços

Mais de Economia

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil