Economia

Inflação em São Paulo tem alta de 0,34%

Na primeira leitura deste mês, o IPC havia apresentado avanço de 0,32%


	Consumidor em supermercado de São Paulo: os preços no grupo de Alimentação tiveram a maior alta
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Consumidor em supermercado de São Paulo: os preços no grupo de Alimentação tiveram a maior alta (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 06h55.

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou alta de 0,34% na segunda quadrissemana de outubro. Na primeira leitura deste mês, o IPC havia apresentado avanço de 0,32%.

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro do intervalo das estimativas de 12 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, que iam de +0,29% a +0,43%, e abaixo da mediana, de +0,40%.

Na comparação com a segunda quadrissemana do mês anterior, o IPC registrou aceleração. Naquela leitura de setembro, o índice tinha apresentado avanço de 0,17%.

Os preços no grupo de Alimentação tiveram a maior inflação da segunda quadrissemana deste mês, de 1,03%, ante 1,11% na leitura anterior.

Outras cinco das sete categorias do IPC também registraram inflação no período. Os preços em Vestuário subiram 0,49%, ante alta de 0,38% na primeira quadrissemana, e em Saúde, avançaram 0,41%, mesmo nível da leitura anterior.

O grupo de Despesas Pessoais apresentou alta de 0,33%, de 0,36% na leitura anterior, e Educação, subiu 0,19%, ante +0,17% no período anterior.

A menor alta ficou por conta da categoria de Transporte, que registrou inflação de 0,10%, levemente superior à alta de 0,09% da 1º quadrissemana de outubro.

Já a categoria de Habitação foi a única a ter deflação no período, com redução de 0,05% nos preços, uma redução menor do que a queda de 0,18% da leitura anterior.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosIPC

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE