Economia

Inflação dos EUA sobe 0,4% em abril e taxa anual desacelera a 4,9%

O resultado ficou em linha com a mediana de analistas consultados pelo Projeções Broadcast

O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,4% na comparação mensal, em linha com a projeção (fotog/Getty Images)

O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,4% na comparação mensal, em linha com a projeção (fotog/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 10 de maio de 2023 às 10h19.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,4% em abril ante março, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou em linha com a mediana de analistas consultados pelo Projeções Broadcast.

O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,4% na comparação mensal, em linha com a projeção.

Na comparação anual, o índice cheio do CPI dos EUA subiu 4,9% em abril, desacelerando levemente em relação ao ganho de 5,0% de março e abaixo da projeção, que previa acréscimo de 5,0%. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 5,5% no mês passado, em linha com o consenso do mercado e recuando levemente ante o avanço de 5,6% de março.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Inflaçãoeconomia-internacional

Mais de Economia

Governo corta verbas para cultura via Lei Aldir Blanc e reduz bloqueio de despesas no Orçamento 2024

Governo reduz novamente previsão de economia de pente-fino no INSS em 2024

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias

Pacheco afirma que corte de gastos será discutido logo após Reforma Tributária