Economia

Inflação dispara na Venezuela e atinge quase 60% ao ano

A inflação oficial na Venezuela somou 59,3% nos últimos doze meses, após a alta de 4,1% registrada apenas no mês de março

Presidente venezuelano Nicolás Maduro (C) discursa para empresários: a tendência de elevação deve persistir em abril, segundo o Banco Central do país (AFP)

Presidente venezuelano Nicolás Maduro (C) discursa para empresários: a tendência de elevação deve persistir em abril, segundo o Banco Central do país (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 09h15.

Caracas - A inflação oficial na Venezuela somou 59,3% nos últimos doze meses, após a alta de 4,1% registrada apenas no mês de março, informou nesta quinta-feira o Banco Central (BCV), admitindo que a tendência de elevação deve persistir em abril.

"Observamos uma alta do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 4,1% em março, com séria tendência a continuar impactando os resultados de abril", revelou o BCV em sua página na Internet.

Segundo o BCV, a inflação foi puxada pelos preços de "alimentos e bebidas, que variaram 6,1%" em março, contra 1,7% em fevereiro.

O relatório atribui a alta dos preços aos protestos e piquetes contra o governo que sacodem a Venezuela há mais de dois meses, o que teria afetado a produtividade e a distribuição dos produtos pelo território nacional.

De acordo com o BCV, os protestos constituem "uma nova onda concreta de guerra econômica" contra o governo do presidente Nicolas Maduro.

A inflação e o desabastecimento de produtos como leite, café, açúcar, desodorantes e até papel higiênico foram dois dos estopins dos protestos contra o governo, que já deixaram 41 mortos, centenas de feridos e um grande número de detidos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPreçosVenezuelaInflação

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis