Economia

Inflação deve superar centro da meta, diz documento

Brasília - O documento divulgado hoje pelo governo sobre o 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) afirma que, em virtude dos choques de oferta ocorridos no primeiro quadrimestre de 2010, a inflação ficará acima do centro da meta este ano, mas ainda dentro do intervalo estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasília - O documento divulgado hoje pelo governo sobre o 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) afirma que, em virtude dos choques de oferta ocorridos no primeiro quadrimestre de 2010, a inflação ficará acima do centro da meta este ano, mas ainda dentro do intervalo estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta para este ano é de 4,5%, com uma variação de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo. O documento afirma também que é esperado que a inflação retorne ao centro da meta em 2011.

O governo destaca, neste capítulo, que é elaborado pelo Ministério da Fazenda, a variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2,65% nos primeiros quatro meses deste ano. Essa taxa ficou acima da verificada no mesmo período do ano passado, quando foi de 1,72%, e é a maior desde 2005, quando alcançou 2,68%.

O documento ainda destaca que o desempenho do PIB neste ano deve ser maior que o verificado nos anos anteriores, em virtude, essencialmente, da expansão do mercado doméstico. Ao mesmo tempo ressalta que ainda persistem as incertezas sobre o desempenho da economia mundial. No documento, o Ministério da Fazenda reafirma a sua projeção de um crescimento de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010.

Leia mais sobre infraestrutura

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoGoverno

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE