Economia

Inflação continuará recuando em 2012, diz Tombini

O presidente do Banco Central comentou nesta sexta-feira o resultado da inflação oficial, que ficou no teto da meta (6,5%) em 2011

Tombini: “em 2012, a inflação ao consumidor seguirá recuando e se deslocando na direção da trajetória de metas" (Antonio Cruz/ABr)

Tombini: “em 2012, a inflação ao consumidor seguirá recuando e se deslocando na direção da trajetória de metas" (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2012 às 11h45.

Brasília - A inflação ao consumidor está em trajetória de queda e continuará recuando em 2012, disse por meio de nota o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, ao comentar o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou no teto da meta (6,5%) em 2011.

Na nota, Tombini lembra que a “inflação ao consumidor medida pelo IPCA, em linha com o cenário antecipado pelo Banco Central, está em trajetória de queda e encerrou 2011 em 6,5%, após alcançar 7,3% no terceiro trimestre”.

Para o presidente do BC, “outros indicadores reforçam a percepção de significativo arrefecimento das pressões inflacionárias”. Ele cita a variação dos preços no atacado medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) que “tem mostrado tendência marcadamente declinante, e se deslocou de 7,5% no terceiro trimestre para 5,1% ao final do ano”.

“Em 2012, a inflação ao consumidor seguirá recuando e se deslocando na direção da trajetória de metas, dinâmica esta consistente com a estratégia de política monetária adotada pelo Banco Central”, destaca, na nota.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasInflaçãoMercado financeiroPersonalidades

Mais de Economia

Exclusivo: secretário da Prêmios e Apostas, Regis Dudena, é o entrevistado da EXAME desta sexta

China surpreende mercado e mantém juros inalterados

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'