Economia

Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,1% em março; taxa anual desacelera a 5%

O resultado ficou abaixo da mediana de analistas consultados pelo The Wall Strett Journal, de alta de 0,2%, e é o menor em quase dois anos

Inflação americana: É o menor resultado do CPI em base anual desde maio de 2021 (Leandro Fonseca/Exame)

Inflação americana: É o menor resultado do CPI em base anual desde maio de 2021 (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 12 de abril de 2023 às 10h09.

Última atualização em 12 de abril de 2023 às 10h10.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,1% em março ante fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira, 12, pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou abaixo da mediana de analistas consultados pelo The Wall Strett Journal, de alta de 0,2%, e é o menor em quase dois anos.

Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,4% na comparação mensal de março, vindo em linha com o consenso do mercado.

Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 5% em março, desacelerando fortemente em relação ao ganho de 6% de fevereiro. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 5,6% no mês passado, ganhando leve força ante o avanço de 5,5% de fevereiro.

O CPI anual de março ficou abaixo da expectativa do mercado, de acréscimo de 5,2%, enquanto o núcleo anual do CPI veio em linha com o esperado.

Segundo o Departamento de Trabalho americano, os preços de moradia foram os que mais contribuíram para a alta da inflação praticamente anulando as quedas nos preços de energia e alimentação.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Cepal: Pobreza deve cair a 26,8% da população na América Latina, nível mais baixo desde 1990

Escala 6x1: favorito para presidência da Câmara defende 'ouvir os dois lados'

Alckmin diz que fim da jornada de trabalho 6x1 não é discutida no governo, mas é tendência mundial

Dia dos Solteiros ultrapassa R$ 1 trilhão em vendas na China