Economia

Indústria de transformação afetou investimento, diz IBGE

A construção civil e a indústria de transformação foram os subsetores que registraram os piores resultados no PIB


	Construção: a queda foi de 0,9%
 (Alexandre Battibugli / VOCÊ S/A)

Construção: a queda foi de 0,9% (Alexandre Battibugli / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2014 às 13h03.

Rio - A construção civil e a indústria de transformação foram os subsetores que registraram os piores resultados no PIB do primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior. A queda na construção foi de 0,9%, enquanto o recuo na indústria de transformação alcançou 0,5%. 

O resultado explica a retração de 2,1% na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no período, segundo a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

"A transformação e a construção civil em queda afetaram os investimentos. A construção civil é praticamente toda investimentos e, na indústria, o que caiu foram os bens de capital, que também afeta investimentos", contou Rebeca.

Por outro lado, entre os subsetores que tiveram melhor desempenho estão a produção e distribuição de eletricidade (5,2%) e serviços de informação (4,4%), atrás apenas da extrativa mineral (5,4%). 

Como resultado, a arrecadação de impostos sobre produtos teve expansão de 2,4% no primeiro trimestre, ante o mesmo trimestre do ano anterior.

"Pela ótica da produção, cresceram os impostos sobre produtos.

Duas atividades que cresceram muito nesse trimestre pagam muito ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é a parte de energia elétrica e a de telecomunicações", explicou Rebeca.

Acompanhe tudo sobre:IBGEEstatísticasIndicadores econômicosPIBConstrução civil

Mais de Economia

Sindicalização cresce pela 1ª vez em uma década e atinge 8,9%

2026 terá avanço da IA, inflação alta e mundo fragmentado, prevê J.P. Morgan

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF