Economia

Índice de Preços ao Produtor sobe para 0,20% em agosto

A taxa mede a variação dos preços de produtos na saída das fábricas, sem a incidência de impostos e fretes

As maiores contribuições para a alta do índice partiram de alimentos, que ficaram 3,64% mais caros na passagem de um mês para o outro, com destaque para açúcar (DIVULGACAO)

As maiores contribuições para a alta do índice partiram de alimentos, que ficaram 3,64% mais caros na passagem de um mês para o outro, com destaque para açúcar (DIVULGACAO)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 10h07.

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação dos preços de produtos na saída das fábricas, sem a incidência de impostos e fretes, teve alta de 0,20% em agosto na comparação com julho, quando a taxa ficou em 0,03%.

De acordo com dados divulgados hoje (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve aumento nos preços em 11 das 23 atividades pesquisadas, contra dez no mês anterior.

As maiores contribuições para a alta do índice em agosto partiram de alimentos, que ficaram 3,64% mais caros na passagem de um mês para o outro, com destaque para açúcar cristal e açúcar refinado de cana; perfumaria, sabões e produtos de limpeza (3,09%); metalurgia (-2,17%) e têxtil (-2,02%).

O levantamento também revela que o indicador acumulado em 2011 atingiu 0,79% em agosto, contra 0,59% em julho. Já nos últimos 12 meses, a alta acumulada é 4,28%, contra 4,83% do período anterior.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralPreçosIBGEEstatísticasIndústria

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis