Economia

Índice de Confiança do Consumidor cai 0,4% em junho

Índice é o menor desde 2010 e apresenta sua segunda queda consecutiva


	Consumidor confere o preço de um produto em um supermercado no Rio de Janeiro: entre os motivos que contribuíram para a queda está a menor satisfação dos consumidores com a situação econômica
 (Tânia Rêgo/ABr)

Consumidor confere o preço de um produto em um supermercado no Rio de Janeiro: entre os motivos que contribuíram para a queda está a menor satisfação dos consumidores com a situação econômica (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2013 às 20h06.

Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Consumidor caiu 0,4% entre maio e junho deste ano, chegando a 112,9 pontos, o menor patamar desde março de 2010 (111,6 pontos). Essa é a segunda queda consecutiva do indicador, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O subíndice Situação Atual, que mostra a opinião dos consumidores brasileiros em relação ao momento presente, caiu 1,5% no período. Entre os motivos que mais contribuíram para a queda está a menor satisfação dos consumidores com a situação atual da economia. A proporção de consumidores que consideram boa a situação atual da economia diminuiu de 18% para 17,9%. Os que a julgam ruim aumentaram de 32,9% para 35%.

Por outro lado, o subíndice Expectativas, que mostra o otimismo do brasileiro em relação aos próximos meses, subiu 0,1%. Entre as principais razões para o aumento do subíndice estão expectativas melhores em relação às finanças pessoais. O percentual de consumidores que esperam melhora da situação financeira das famílias aumentou de 38,7% para 39,8%. Já os que preveem piora caíram de 5,0% para 4,4%.

O Índice Confiança do Consumidor é medido pela Sondagem de Expectativas do Consumidor da Fundação Getulio Vargas, feita com base numa amostra com cerca de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:Confiançaeconomia-brasileiraEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos