Economia

Indicador de Incerteza da FGV cai 5,1 pontos em dezembro, diz prévia

Se confirmado, o índice descerá a 140,7 pontos, ainda 25,6 pontos acima do nível de fevereiro de 2020

FGV: Os dados para a prévia do IIE-Br foram coletados nos 30 dias terminados em 9 de dezembro (Mauro Pimentel / AFP/Getty Images)

FGV: Os dados para a prévia do IIE-Br foram coletados nos 30 dias terminados em 9 de dezembro (Mauro Pimentel / AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 09h54.

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 5,1 pontos na passagem de novembro para dezembro, segundo a prévia do indicador deste mês divulgado em edição extraordinária pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Se confirmado, o índice descerá a 140,7 pontos, ainda 25,6 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

"Após a alta da incerteza no mês anterior, o IIE-Br volta a recuar este mês sob a influência favorável de notícias sobre o sucesso de testes e o início da vacinação contra a covid-19 em outros países. O completo retorno à normalização da vida cotidiana e das atividades econômicas, no entanto, ainda estão distantes e a combinação de aumento no número de casos e de dúvidas crescentes quanto à velocidade possível de crescimento após fim dos estímulos fiscais, em 2021, mantêm o indicador na desconfortável casa dos 140 pontos", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Na prévia de dezembro, o componente de Mídia recuou 3,9 pontos, para 125,7 pontos, enquanto o componente Expectativa caiu 8,1 pontos, para 183,9 pontos.

Os dados para a prévia do IIE-Br foram coletados nos 30 dias terminados em 9 de dezembro. O resultado do IIE-Br fechado do mês, com dados coletados entre 26 de novembro e 25 de dezembro de 2020, será divulgado no próximo dia 30.

Acompanhe tudo sobre:FGV - Fundação Getúlio VargasIndicadores econômicos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs