Economia

Indicador antecedente da economia sobe 0,9% em dezembro, diz FGV

Pesquisa também aponta que o Indicador Coincidente Composto da Economia, que mede as condições econômicas atuais, subiu 0,5% na mesma comparação

Economia brasileira: Indicador Antecedente Composto da Economia atingiu a marca de 114,5 pontos (iStock/Thinkstock)

Economia brasileira: Indicador Antecedente Composto da Economia atingiu a marca de 114,5 pontos (iStock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 14h58.

São Paulo - O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) para o Brasil teve alta de 0,9% em dezembro ante novembro, para 114,5 pontos, mostra relatório divulgado nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e o Conference Board.

A pesquisa também aponta que o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, que mede as condições econômicas atuais, teve crescimento de 0,5% na mesma comparação, para 102,7 pontos.

"Os resultados dos indicadores antecedente e coincidente em dezembro caracterizaram a continuidade da tendência de variações positivas observada nos últimos meses, corroborando o cenário de retomada do nível de atividade", afirmou o pesquisador do Ibre, Paulo Picchetti.

O especialista ressalta que variações negativas em dezembro em alguns dos componentes dos indicadores apontam que a "expansão ainda é lenta e não completamente disseminada entre os setores". Ainda assim, Picchetti pondera que tal situação "não é suficiente para considerar provável uma reversão da atual fase de crescimento".

Das oito séries componentes do IACE, sete contribuíram com o crescimento, com destaque para o Ibovespa, que registrou alta de 6,2%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraCrescimento econômicoFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro