Economia

Índia eleva taxas de juro em 0,25 ponto

Mumbai - O banco central da Índia elevou nesta terça-feira suas taxas de juro em 0,25 ponto percentual, como era esperado pelo mercado, para conter uma inflação que alcançou os dois dígitos. O movimento desta terça-feira segue um aumento de também 0,25 ponto em março, quando a Índia tornou-se o segundo país do G20, atrás […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2010 às 07h51.

Mumbai - O banco central da Índia elevou nesta terça-feira suas taxas de juro em 0,25 ponto percentual, como era esperado pelo mercado, para conter uma inflação que alcançou os dois dígitos.

O movimento desta terça-feira segue um aumento de também 0,25 ponto em março, quando a Índia tornou-se o segundo país do G20, atrás da Austrália, a apertar a política em um momento em que a economia se recuperava da pior recessão em gerações.

O BC indiano elevou a taxa de juro para 5,25 por cento. A autoridade também elevou a taxa reversa, com a qual absorve excesso de recursos do sistema, para 3,75 por cento.

O banco elevou ainda o depósito compulsório, para 6 por cento, o que tirará 125 bilhões de rúpias (2,8 bilhões de dólares) do sistema.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaInflaçãoJuros

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'