Economia

Índia eleva taxas de juro em 0,25 ponto

Mumbai - O banco central da Índia elevou nesta terça-feira suas taxas de juro em 0,25 ponto percentual, como era esperado pelo mercado, para conter uma inflação que alcançou os dois dígitos. O movimento desta terça-feira segue um aumento de também 0,25 ponto em março, quando a Índia tornou-se o segundo país do G20, atrás […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2010 às 07h51.

Mumbai - O banco central da Índia elevou nesta terça-feira suas taxas de juro em 0,25 ponto percentual, como era esperado pelo mercado, para conter uma inflação que alcançou os dois dígitos.

O movimento desta terça-feira segue um aumento de também 0,25 ponto em março, quando a Índia tornou-se o segundo país do G20, atrás da Austrália, a apertar a política em um momento em que a economia se recuperava da pior recessão em gerações.

O BC indiano elevou a taxa de juro para 5,25 por cento. A autoridade também elevou a taxa reversa, com a qual absorve excesso de recursos do sistema, para 3,75 por cento.

O banco elevou ainda o depósito compulsório, para 6 por cento, o que tirará 125 bilhões de rúpias (2,8 bilhões de dólares) do sistema.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaInflaçãoJuros

Mais de Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'