Economia

Índia é o país que menos cobra impostos das empresas

Estudo da KPMG pesquisou a carga de impostos nas 14 principais economias globais


	Metrô em Nova Déli, na Índia: país tem a menor carga de impostos para empresas entre as principais economias, apontou KPMG
 (Daniel Berehulak/Getty Images)

Metrô em Nova Déli, na Índia: país tem a menor carga de impostos para empresas entre as principais economias, apontou KPMG (Daniel Berehulak/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2012 às 09h29.

São Paulo – A Índia é o país com a menor carga de impostos para as empresas entre as principais economias mundiais, concluiu um estudo feito em 14 países pela KPMG International.

A pesquisa “Alternativas Competitivas de 2012, relatório especial: foco nos tributos” utilizou a carga de impostos dos Estados Unidos como base para medir a de outros países. Por esse critério, a Índia apareceu no ranking com uma carga de 49,7% do que é cobrado nos Estados Unidos, ou seja, menos da metade do que pagam as empresas instaladas em solo americano.

O cálculo foi feito levando em consideração os impostos sobre lucro das empresas, taxas sobre o trabalhador, e outros tributos que podem ser específicos de cada país.

Um fator que colaborou para a colocação da Índia no ranking foi o critério custos trabalhistas. Ao lado do México e da China, o país tem os menores impostos nesse quesito entre as principais economias mundiais.

A pesquisa anterior foi realizada em 2010, mas os países do BRIC (Brasil, Índia, Rússia e China) entraram apenas neste ano no ranking. Confira os quatro países com a menor carga de impostos:

Colocação País Carga cobrada (em relação aos EUA)
1 Índia 49,70%
2 Canadá 59,10%
3 China 59,70%
4 México 63,60%

Ponta contrária

Do outro lado, no ranking dos países que mais cobram impostos de suas empresas, a França apareceu em primeiro lugar, com uma carga de impostos de 179,7% o que é cobrado das corporações nos Estados Unidos.

O Brasil apareceu em quarto lugar, com uma carga de impostos para empresas de 142,6%. Veja o ranking completo.

Acompanhe tudo sobre:Carga tributáriaEmpresasEmpresas holandesasImpostosIncentivos fiscaisKPMGLeãoListasRankings

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'