Economia

Incêndio pode reduzir em 25% produção de petróleo do Canadá

Autoridades do Canadá temem que um grande incêndio possa dobrar de tamanho até o fim deste sábado


	Incêndio em cidade do Canadá
 (Handout / Reuters)

Incêndio em cidade do Canadá (Handout / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2016 às 08h06.

 Autoridades do Canadá temem que um grande incêndio possa dobrar de tamanho até o fim deste sábado. Diante da crise, moradores continuam a ser retirados de suas casas em Fort McMurray, cidade próxima de áreas de produção de petróleo em areias betuminosas. O fogo pode significar um corte de até 25% na produção petrolífera canadense.

Milhares de pessoas deixaram suas casas e o transporte delas continua a ocorrer neste sábado. Militares e policiais monitoram a procissão de centenas de veículos que retiram as vítimas. Na sexta-feira, 8 mil pessoas deixaram a área. Segundo autoridades, outras 5.500 seriam retiradas até o fim da sexta-feira e mais 4 mil neste sábado.

Mais de 80 mil pessoas já deixaram Fort McMurray, onde o fogo queimou 1.600 casas e outras construções. A situação pode levar à redução de até um quarto da produção de petróleo do país e deve causar impacto econômico, em um país já afetado pela dramática redução nos preços da commodity nos últimos anos.

O governo provincial de Alberta,que decretou estado de emergência, disse na sexta-feira que o tamanho do área atingida aumentou para 101 mil hectares, ou cerca de 1 mil quilômetros quadrados. Não há registro de vítimas.

O gerente de prevenção de incêndios de Alberta, Chad Morrison, disse que havia "um grande potencial de que o fogo pudesse dobrar de tamanho" até o fim deste sábado. Ele previa que o fogo se espalhasse para uma área florestal mais remota, a nordeste de Fort McMurray. Condições muito secas e altas temperaturas, de 27º Celsius, eram esperadas para este sábado na região, além de fortes ventos. Morrison disse que era necessário chover para combater o fogo. "Nós não temos tido chuva significativa nesta área nos últimos dois meses", afirmou. "Esse fogo continuará por um período muito longo até que vejamos chuvas significativas."

Morrison disse que o tempo deve estar mais fresco neste domingo e na segunda-feira. Segundo a previsão meteorológica no país, há 40% de chance de chuva na área no domingo.

A região tem a terceira maior reserva de petróleo entre as reconhecidas no mundo, atrás apenas da Arábia Saudita e da Venezuela. Um analista da RBC Capital Markets, Greg Pardy disse que até 1 milhão de barris por dia podem deixar de ser produzidos. Isso significa mais de um terço da produção total do Canadá em areias betuminosas, apontou o analista. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEnergiaIncêndiosPaíses ricosPetróleo

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China