Economia

Inadimplência de consumidor no Brasil tem 4ª queda mensal

Na comparação com setembro de 2012, o indicador caiu 10,8%, encerrando o acumulado do início de 2013 até o mês passado em alta ligeira de 0,7%

Pagamento: dívidas não bancárias e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador (Getty Images)

Pagamento: dívidas não bancárias e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 08h49.

São Paulo - O índice de calotes de consumidores no Brasil apurado pela empresa de dados de créditos Serasa Experian recuou 2,8 por cento em setembro em relação a agosto, na quarta queda mensal consecutiva, informou a companhia nesta quinta-feira.

Na comparação com setembro de 2012, o indicador caiu 10,8 por cento, encerrando o acumulado do início de 2013 até o mês passado em alta ligeira de 0,7 por cento sobre um ano antes. Anteriormente, de janeiro a agosto, o índice estava em alta de 2,2 por cento.

"A manutenção das baixas taxas de desemprego, o recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre e a atitude mais cautelosa dos consumidores perante a contratação de novas operações de crédito têm contribuído para queda sistemática da inadimplência ao longo destes últimos meses", informou a Serasa em comunicado à imprensa.

As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica) e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com variações negativas de 2,6 e 2,9 por cento, respectivamente, na comparação com agosto.

Os títulos protestados caíram 20 por cento. Os cheques sem fundos apresentaram variação nula no índice de setembro, segundo a empresa.

Acompanhe tudo sobre:BancosFinançasInadimplênciaIndicadores econômicos

Mais de Economia

IPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%

Governo corta verbas para cultura via Lei Aldir Blanc e reduz bloqueio de despesas no Orçamento 2024

Governo reduz novamente previsão de economia de pente-fino no INSS em 2024

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias