Economia

Inadimplência de empresas cresce 1,5% no 3º trimestre

No acumulado do ano até setembro, a inadimplência da pessoa jurídica aumentou 5,1% quando comparado aos nove primeiros meses de 2015

Inadimplência: somando os últimos quatro trimestres, o aumento foi de 6,3% (AlexKalina/Thinkstock)

Inadimplência: somando os últimos quatro trimestres, o aumento foi de 6,3% (AlexKalina/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de outubro de 2016 às 12h45.

São Paulo - A inadimplências nas empresas subiu 1,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre imediatamente anterior na série com ajustes sazonais, informou nesta quinta-feira, 20, a Boa Vista SCPC. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta também foi de 1,5%.

No acumulado do ano até setembro, a inadimplência da pessoa jurídica aumentou 5,1% quando comparado aos nove primeiros meses de 2015. Já somando os últimos quatro trimestres, o aumento foi de 6,3%, o que significou uma desaceleração de 1,6 ponto porcentual frente ao resultado registrado no trimestre terminado em junho, na mesma base de comparação, sinalizou a Boa Vista SCPC.

A instituição considerou que o resultado do terceiro trimestre do ano mostra sinais de enfraquecimento da inadimplência das empresas, após oito trimestres de elevação contínua nos valores acumulados em quatro trimestres, "mantendo a tendência de desaceleração na análise de longo prazo", disse em nota.

A Boa Vista também apontou que a retomada da confiança deve auxiliar a redução da inadimplência. "Com a retomada da confiança, houve uma melhoria das próprias perspectivas para atividade econômica, inflação, juros e consumo, fatores importantes para uma melhora gradual das empresas."

O indicador de inadimplência de empresas é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial (cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos) realizados na base da Boa Vista SCPC.

Acompanhe tudo sobre:Dívidas empresariaisEmpresasInadimplência

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado