Economia

Importações de petróleo da China crescem quase 18% em junho

País importou 36,11 milhões de toneladas de petróleo em junho, ou 8,79 milhões de barris por dia (bpd)

Petróleo: forte demanda na China tem sido guiada pelos baixos preços do petróleo e pelo crescimento nas vendas de carros utilitários esportivos (Edgar Su/File Photo/Reuters)

Petróleo: forte demanda na China tem sido guiada pelos baixos preços do petróleo e pelo crescimento nas vendas de carros utilitários esportivos (Edgar Su/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de julho de 2017 às 11h37.

Pequim - A China importou 36,11 milhões de toneladas de petróleo em junho, ou 8,79 milhões de barris por dia (bpd), mostraram dados da alfândega nesta quinta-feira, fazendo do país o maior comprador global no mês.

As importações em junho subiram 17,9 por cento ante o mesmo mês do ano passado, segundo cálculos da Reuters, embora os embarques tenham caído 2,9 por cento na comparação com maio, quando foi registrado o segundo maior patamar no histórico.

A forte demanda tem sido guiada pelos baixos preços do petróleo e pelo crescimento nas vendas de carros utilitários esportivos, disse o analista Neil Beveridge, da Sanford C. Bersnstein, em Hong Kong. O apetite pelas importações também foi impulsionado por uma menor produção doméstica.

Nos seis primeiros meses do ano, a China embarcou 212 milhões de toneladas de petróleo, ou 8,55 milhões de barris por dia, alta de 13,8 por cento ante o mesmo período de 2016.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoChinaImportações

Mais de Economia

Com avanço do setor de serviços, PIB de SP cresce 2,5% em 12 meses

Rio de Janeiro está virando a ‘oficina de motores de avião do mundo’ e terá planta de R$ 430 milhões

Combustíveis fósseis na Amazônia devem ser debatidos na COP, pedem ambientalistas

Haddad pede a Alcolumbre atenção a projeto de reação ao tarifaço