Economia

Importações de minério pela China em setembro têm nível recorde

Recorde foi registrado mesmo com usinas de aço no maior produtor global se preparando para cortes de produção no inverno

Minério de ferro: desembarques no mês passado somaram 103 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas (Rich Press/Bloomberg)

Minério de ferro: desembarques no mês passado somaram 103 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas (Rich Press/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 11h09.

Pequim - As importações de minério de ferro pela China cresceram 11 por cento em setembro ante um ano antes, para um nível recorde, segundo dados alfandegários nesta sexta-feira, mesmo com usinas de aço no maior produtor global se preparando para cortes de produção no inverno.

Os desembarques no mês passado somaram 103 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas, e ultrapassaram recorde anterior de 96,5 milhões de toneladas em março.

O número se compara a 92,99 milhões de toneladas em setembro de 2016 e 88,66 milhões de toneladas em agosto.

Até o momento neste ano, as importações somam 817 milhões de toneladas, alta de 7,1 por cento. Nesse ritmo, o maior consumidor global de minério de ferro irá provavelmente ultrapassar as importações recorde do ano passado, de 1,02 bilhão de toneladas.

Pequim ordenou cortes na produção no inverno ao norte do país, incluindo algumas regiões chave da indústria de aço, como Hebei, Shandong e Shanxi, a partir de novembro, como parte de esforços para cumprir metas de qualidade do ar.

Os cortes haviam levantado preocupações de que as usinas precisariam de menos matéria-prima. As usinas de aço vinham produzindo volumes recordes nos últimos meses, antes dos cortes, em uma tentativa de criar estoques e tomar vantagem de preços em alta e das melhores margens de lucro em mais de uma década.

Acompanhe tudo sobre:ChinaImportaçõesMinério de ferroMinérios

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'