Economia

Importação de minério na Índia tem recorde com preços baixos

Apesar do salto nos embarques para a Índia, os preços globais de minério de ferro caíram abaixo de 50 dólares por tonelada na semana passada


	Transporte de minério de ferro: a commodity siderúrgica perdeu cerca de dois terços de seu valor desde o início do ano passado
 (Rogério Reis/EXAME.com)

Transporte de minério de ferro: a commodity siderúrgica perdeu cerca de dois terços de seu valor desde o início do ano passado (Rogério Reis/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 11h46.

Cingapura - As importações de minério de ferro pela Índia subiram para um recorde acima de 15 milhões de toneladas no ano fiscal encerrado em março, com a queda dos preços globais e oferta interna limitada levando siderúrgicas a comprar mais matéria-prima no exterior, segundo dados da indústria divulgados nesta segunda-feira.

Anteriormente, o terceiro fornecedor mundial de minério de ferro, a Índia tem buscado mais importação devido a restrições impostas contra a mineração ilegal nos principais Estados produtores de Karnataka e Goa.

A escassez se aprofundou no ano passado, quando algumas minas nos Estados de Odisha e Jharkhand foram obrigadas a fechar após a expiração das licenças.

As importações de minério de ferro pela Índia totalizaram 15,5 milhões de toneladas no ano fiscal, de acordo com dados compilados pela consultoria do setor SteelMint, que acompanha as entregas em 18 portos em todo o país. No ano até março de 2014, as importações atingiram apenas 320 mil toneladas.

Apesar do salto nos embarques para a Índia, os preços globais de minério de ferro caíram abaixo de 50 dólares por tonelada na semana passada, para o menor nível desde que um indicador chave começou a publicar cotações, em 2008.

Nesta segunda-feira, a commodity foi cotada a 46,70 dólares por tonelada, uma mínima recorde do indicador The Steel Index.

A commodity siderúrgica perdeu cerca de dois terços de seu valor desde o início do ano passado, em meio a um excesso de oferta e demanda mais lenta da parte do principal importador global, a China.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaMinériosPreços

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'